ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO 9 DE MAIO.
Alunos: Angela Gabriela e Erick Gomes
Data: 20/4/2012
Turma: 23 A
Série: 2º ano
Objetivo : Observar as mudanças ocorrida com certas quantidades de suco em pó na água.
Material utilizado : - suco em pó
- aguá
- copos
- balança de precisão
Procedimento : as 30 gramas de suco em pó foram divididas com o auxilio da balança de precisão em 4g, 10g e 16g gramas, depois misturadas nos copos com 200 ml de água.
Dados obtidos : Foi observado que no primeiro copo que continha 4g de suco em pó que a agua ficou com o tom do suco (laranja) bem claro,e pouco densa. Concluímos que a solução foi insaturada.
Material utilizado : - suco em pó
- aguá
- copos
- balança de precisão
Procedimento : as 30 gramas de suco em pó foram divididas com o auxilio da balança de precisão em 4g, 10g e 16g gramas, depois misturadas nos copos com 200 ml de água.
Dados obtidos : Foi observado que no primeiro copo que continha 4g de suco em pó que a agua ficou com o tom do suco (laranja) bem claro,e pouco densa. Concluímos que a solução foi insaturada.
Imagem mostrando copo com 4g de suco em pó dissolvidas em 200ml de água, representando uma solução insaturada.
No segundo copo, foi ultilizado 10g do suco em pó. A água ficou um pouco
mais densa que a do experimento anterior, e com o tom mais forte, sendo
uma solução saturada.
Imagem mostrando copo com 10g de suco em pó dissolvidas em 200ml de água, representando uma solução saturada.
No terceiro copo, foi utilizado o restante do suco em pó (16g). A água ficou bastante
densa, e a cor do suco ficou mais forte na água, portanto a solução é
supersaturada.
Com esta atividade foi possível avaliar e identificar de forma simples, os tipos de soluções: insaturadas, saturadas e supersaturadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário